Gira Elo Eu-Social Portão Afora.

Nazismo Olhos Listrados

Foi coincidência, aliás duas. Nova fonte literária descoberta e postarei comentários de livro novamente.


Mas calma, caro leitor, o blog não se dedicará a livros exclusivamente. Aconteceu serem dois seguidos.

Seguido ao "A Menina Que Roubava Livros" encarei a obra de bem menos páginas (187) de leitura mais simples, digo da fábula "O Menino do Pijama Listrado".
O casal de crianças no centro das histórias com realidades e visões diferentes sobre mesmo acontecimento, a Guerra Mundial. Além de conferir a obra de John Boyne em seguida conferi o filme que, diferente de outros que tentaram, retrata fielmente o livro com detalhes importantes e foco na construção da amizade proibida aos olhos do governo.

Em "O Menino" retrata a visão do garoto Bruno de 9 anos no lado Alemanha nazista conhecendo amigo Shmuel, prisioneiro judeu em campo de concentração, Holocausto, também aos 9. De inicio Bruno reclama à falta dose amigos e nova casa menor na mudança postal onde o pai segue ordens do superior (Hitler) no comando do exército do outro do lado. No seu ponto de vista, Bruno caracteriza a irmã como "Caso Perdido" (leia e ria junto), a opinião e participação apagada da empregada Maria, o cozinheiro-médico-judeu refugiado que frequenta sua casa e lhe ajuda num machucado...e como vive as pessoas de frente a sua janela com "pijama listrado".

Caminhando pela área livre nas redondezas, o garoto conhece Shmuel e passa a ve-lo nas tardes após as aulas particulares.

A história narra inocentemente á olhos de um garoto encoberto pela realidade que segue livremente em busca de amigos e explorar, sua adorável brincadeira, novos cantos e formas de interagir divertindo.

Final supreende aos amigos. Mantenho perfil de fiel leitor que não estraga prazer e suspense a quem vontade surgiu de ler...hehe.

Dica: leia antes de ver o filme, imaginando detalhes da obra e conferindo nas telas...ok?! Fica sugestão...Até mais.!

16 Comentários:

Karina Kate disse...

Valeu pela dica! adoro ler, vou anotar essa obra nas minhas indicações de leitura.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá! Li esse livro há mais de ano e o achei muito bacana, diferenciando-se pela ausência do peso nazista sob os olhos da criança na narrativa.
Quanto ao meu poema, não tinha reparado a questão das vírgulas (rs), mas confesso ter sido bem interessante a brincadeira de mudar as expressões.
Passei por aqui, deu uma vasculhada por alguns posts e queria parabenizá-lo pela escrita. Em um Brasil tão carente de letras, é ótimo encontrar pessoas que plantem livros, assim como você. Como sempre digo, continue escrevendo: é libertador!
Abraços
Voltarei por aqui.

Anônimo disse...

Se eu tivesse tempo, não parava de ler. Tantos livros ótimos, como esse parece ser, nas estantes e mal consigo ler um a cada três semanas.
Parece uma boa leitura.

cariocax disse...

bom muito bom



BLOG>>> http://cariocax.blogspot.com/

twitter>>> http://twitter.com/cariocaxblog

Carol disse...

Fabrício excelente sugestão. Aconselho a leitura e depois a ver o filme que tb é uma excelente adaptação,mas primeiro ler, não vale trapacear ;-)
Beijocas,
Carol

Maurício Gomes Lucas disse...

Noossa Cara, vc postou sobre os dois livros que estão na minha lista de leitura. É muito bom ver pessoas como vc que se preocupa em divulgar a leitura e a cultura num mundo onde são mais valorizado as "inuteis" letras de funk, as revistas de fofocas e desfocaliza o que mais importante tem na mente humana _ aos meus olhos, que é a capacidade de raciocínio, Critica e poética sobre realidade humana. Parabéns

Liberdade Poética disse...

Esse livro vai para a lista de livros que vou ler nas férias! Obrigada pela dica, foi a primeira vez que li uma resenha desse livro, antes só conhecia "de vista". =]

Unknown disse...

Oi...

Nossa adoro ler...e esse livro vai pra minha lista....deve ser realmente muito bom...
e vou ver o filme também =) haha

Ah....obrigada por não estragar o suspense do final...heauihiueihe


http://nadadecriativo.blogspot.com/


Beijão !!

Anônimo disse...

Hey, cara. Valeu a visita.
Que legal essa sugestão. Eu estava mesmo pensando em ver O Menino do Pijama Listrado. Curti a ideia de 'tiros' no lugar de 'comentário'. Abraço!

Anônimo disse...

opa! já li os dois titulos , e recentemente assisti o filme o menino do pijama listrado e bem verdade que algumas cenas faltam no filme , mais o mesmo consegue manter a mesma atimosfera do livro
abrç

www.celebritypoke.blogspot.com

Anônimo disse...

Cara excelente dica de filme. O Menino do Pijama Listrado é um dos melhores que já vi. Mostra dentre muitos valores, o da amizade.


Livre Iniciativa Blog

Anônimo disse...

vou comprar ess livro.
me convenceu...

Roni SkyDiver disse...

Obrigado pela visita Fabricio, ainda bem que voltei aqui tb fiquei encantado com o enredo deste livro. Vou procurar na livraria aqui em frente pra se tem de imediato. Bom final de semana

Jairo Vanucci disse...

com essa postagem empolgante, acabei me sentindo obrigado a ler o livro... rs no bom sentido é claro... tomara que não seja tão denso, como é a característica de filmes e livros sobre o universo nazista...

sobre a postagem no meu blog: aquela música da Kate tbm não é a minha favorita dela, mas foi a que ficou mais conhecida na mídia...

Andrei Vinicius Morais disse...

Sobre o POST! Adorei a dica sempre prefiro ler e depois assistir...Vou terminar de ler algumas coisas e vou procurar sua sugestão.
Sobre o filme VERÔNICA...Tipo que eu assisti ele numa sessão especial lá no meu curso de Cinema e creio que ainda não saiu em DVD e nem tenho idéia mesmo sobre downloads da internet....Melhor tenho um amigo que disse que até baixo, se eu conseguir falar com ele e ele ainda souber o Link eu te repasso com prazer...Valeu até mais :D

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.